- Área: 514 m²
-
Fotografias:Juan Cristobal Cobo
-
Fabricantes: Cemex, Madera De Teca-Diego Suarez., Pino Chileno-Wilson Bello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kamadhenu é uma fundação privada, articulada ao redor dos princípios da yoga e que encomendou aos arquitetos a criação deste estúdio de yoga para os praticantes de Bogotá e seu entorno. A renda gerada neste lugar é utilizada para financiar programas educativos para crianças da comunidade de Subachoque.
O programa se desenvolve em torno da criação de uma escola onde se ministram cursos de yoga e disciplinas similares, além de cursos de arte e cozinha, se tornando um centro para a comunidade.
Como lugar destinado a prática de yoga e meditação, seu espírito é neutro e relaxado, permitindo que a natureza e o entorno atuem como os principais protagonistas. Os espaços internos se conectam com os externos integrando-se continuamente à paisagem. O espaço se transforma com as mudanças de luz, fazendo com que surja um equilíbrio com o entorno natural, transmitido ao interior de seus espaços e assim aos usuários destes.
O projeto é composto de um pátio central e três módulos básicos articulados por uma grande circulação onde está a sala de yoga, refeitório, cozinha, e as áreas de banheiros e vestiários. O pátio aberto é o espaço central e lugar onde se relacionam diferentes elementos naturais como as árvores, as montanhas, o céu, a água e o fogo, além de uma estátua de um buda que atua como guardião do lugar.
O acesso se dá pelo nível superior descendo por uma escada em pedra em direção ao pátio ao ar livre. Os espaços principais, a sala de yoga, e o refeitório foram construídos com coberturas inclinadas em madeira que integram e projetam os espaços internos em direção à paisagem, permitindo que a luz seja refletida ao interior.
Os materiais utilizados são concreto, madeira, pedra e vidro, compondo um ambiente sereno e austero, onde a luz tem um papel fundamental. Os materiais se equilibram entre si, já que a madeira confere calidez, o concreto solidez, pedra conexão com a terra e o vidro, o reflexo da luz.
Uma vez construído, o projeto cumpre com os objetivos propostos, e o centro se converteu em um lugar de encontro para os praticantes, e de reunião para a comunidade local.